Connect with us

Notícias

Canadá chama violência de gênero de epidemia após caso de triplo feminicídio

O Canadá nomeou a violência de gênero como uma “epidemia” que “não tem lugar” no país, em carta que é a primeira resposta do governo a recomendações para reformar a abordagem canadense em relação ao assunto.

Produzidas há cerca de um ano, as 86 orientações foram entregues pelo júri que condenou Basil Borutski pelo triplo feminicídio de Carol Culleton, Anastasia Kuzyk e Nathalie Warmerdam, cometidos em uma mesma manhã de 2015.

“Eu acolho as recomendações do júri e concordo que mais precisa ser feito para proteger [mulheres] de violência íntima cometida por parceiros”, escreveu o ministro da Justiça canadense, Arif Virani, na carta de seis páginas, à qual o jornal britânico The Guardian teve acesso. O texto é a resposta oficial de Ottawa às orientações do júri, segundo o jornal.

O documento também indica que o governo federal vai buscar a criminalização do chamado controle coercitivo, uma forma de violência doméstica com o objetivo de isolar, intimidade e controlar vítimas.

Em junho do ano passado, o governo da província de Ontario, onde o caso de triplo feminicídio ocorreu, rejeitou várias das sugestões do júri -uma delas era justamente nomear a violência de gênero como uma epidemia. Na justificativa, a gestão afirmou que o termo só poderia ser utilizado para se referir a doenças infecciosas, embora chamasse a crise de opioides de epidemia.

Entre as 86 recomendações estavam o reconhecimento de que a epidemia necessita de “investimento financeiro significativo” e mudanças sistêmicas na abordagem da questão pelas autoridades. Além disso, o júri propôs que o termo “feminicídio” fosse listado como causa mortis e incluído no código criminal do Canadá.

A carta do governo federal faz referência a um relatório de 3.000 páginas de uma comissão entregue em março deste ano, que também fez recomendações para prevenção de violência ao analisar uma chacina na província de Nova Escócia, em 2020 -foi o maior ataque a tiros do país e deixou 22 mortos. A mulher do autor do massacre afirmou depois do atentado que o homem era abusivo e a agredia.

“Ver a gestão federal fazer essa conexão e apoiar o relatório, eu acho muito positivo”, afirmou Pamela Cross, diretora de um centro de apoio para mulheres que sofreram abuso no Canadá, ao The Guardian. “O relatório era o melhor do que já havia sido escrito sobre violência de gênero no país”, disse.

Noticias ao Minuto

Facebook

RECENTES

Notícias2 horas

Governador Coronel Marcos Rocha nomeia Elias Rezende como Chefe Interino da Casa Civil

O Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, nomeou Elias Rezende como novo Chefe Interino da Casa Civil, com início das...

Notícias3 horas

Esqueceu ou desistiu? Ganhador da Mega da Virada perde R$ 1,4 milhão por não resgatar prêmio!

Um dos ganhadores da Mega da Virada 2024 perdeu o direito a um prêmio de R$ 1.418.495,90 ao não resgatá-lo...

Notícias3 horas

Vereador Zé Paroca e Prefeito Leo Moraes unem forças em prol dos atingidos pela cheia do Rio Madeira

Diante da grave situação provocada pela cheia do Rio Madeira, que já impacta milhares de famílias no Médio e Baixo...

Notícias5 horas

Câmara de Porto Velho mantém contrato com EcoRondônia e garante continuidade da coleta de resíduos

​A decisão da Câmara Municipal de Porto Velho de rejeitar a revogação da parceria público-privada (PPP) com a EcoRondônia/Marquise assegura...

Notícias8 horas

INFLUENCER DE PORTO VELHO ANUNCIA NOVO TRABALHO +18

Ela já foi campeã de reality show, já representou Rondônia em rede nacional, e agora… está de casa nova —...

Esporte8 horas

Vilhena EC faz história negativa e encerra Campeonato Rondoniense com campanha desastrosa

​O Vilhena Esporte Clube (VEC) encerrou sua participação no Campeonato Rondoniense 2025 com a pior campanha registrada na história da...

Entretenimento8 horas

Jaru recebe Festival Guerreiro Muay Thai com 34 atletas e lutas de alto nível

No último sábado, 29 de março de 2025, a cidade de Jaru, em Rondônia, foi palco da 1ª edição do...

Esporte8 horas

Major Futsal vence no tempo normal, mas Náutico Sangue de Boi avança na Copa do Brasil de Futsal

Na noite de segunda-feira, 31 de março de 2025, o Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, Rondônia, foi palco de...

Esporte10 horas

Brasileirão 2025 começa com equilíbrio e surpresas na 1ª rodada

​A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 foi concluída nesta segunda-feira, 31 de março, com partidas que marcaram o...

Notícias10 horas

Foragido por tráfico é preso ao furtar 2 desodorantes Leite de Rosas em supermercado de Porto Velho

Parece até cena de filme: um foragido da Justiça por tráfico de drogas acaba preso por furtar dois desodorantes Leite...

Advertisement Learn Spanish in Spain

Trending