Notícias
Porto Velho: Aulas são suspensas por 15 dias em escolas do Baixo Madeira devido à cheia do rio

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho suspendeu por 15 dias as atividades escolares em unidades da rede municipal localizadas na região do Baixo Madeira, conforme a Portaria nº 24/2025 publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial. A medida pode ser prorrogada caso as condições não melhorem.
A decisão foi tomada devido às intensas chuvas e à cheia do rio Madeira, que resultaram no alagamento de diversas comunidades, interrupção do fornecimento de energia elétrica e submersão de estradas, dificultando o acesso seguro às escolas.
Escolas afetadas
As unidades escolares impactadas pela suspensão incluem:
- EMEF Manoel Maciel Nunes
- EMEF Pe. Francisco José Pucci
- EMEF Castro Alves Braga
- EMEF Francisco Braga
- Projeto Ribeirinho
- EMEF São Luiz Gonzaga
- EMEF Deigmar Moraes de Souza
- EMEF Henrique Dias
- EMEF Drª Ana Adelaide Grangeiro
- EMEF João de Barros Gouveia
Em algumas escolas, como a Engenho do Madeira, a estrada de acesso está alagada, aumentando o tempo de deslocamento dos professores em mais de 40 minutos. Apesar dos desafios, algumas unidades, como a Escola União da Vitória e a EMEF João de Barros Gouveia, continuam com as aulas, ajustando horários conforme necessário para garantir a continuidade do ano letivo.
Reposição das aulas
O Secretário da Semed, Leonardo Leocádio, afirmou que o calendário escolar será reprogramado para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Serão adotadas estratégias pedagógicas adequadas para garantir que os conteúdos essenciais sejam trabalhados de forma eficaz, com suporte ativo da Equipe da Divisão Rural aos supervisores e diretores.
Medidas complementares
Além da suspensão das aulas, o Governo do Estado de Rondônia suspendeu temporariamente todas as atividades escolares ao ar livre na Rede Pública Estadual de Ensino, como prática de educação física e passeios, conforme o Decreto nº 29.434. Também foi estabelecida a diminuição da carga horária das escolas estaduais do Baixo Madeira, com entrada às 8h30 e saída às 11h30 no período matutino, e entrada às 13h30 e saída às 16h30 no período vespertino. A carga horária reduzida será complementada com atividades impressas.
Para garantir o acesso à educação, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, disponibilizou 60 embarcações para realizar o transporte escolar fluvial dos alunos, atendendo a 60 rotas ribeirinhas e beneficiando cerca de 1.000 estudantes das comunidades mais isoladas da região.
A Semed solicita a compreensão e apoio da comunidade, enfatizando que a decisão visa garantir a segurança dos alunos, professores e demais profissionais da educação.
-
Política2 anos ago
Jatinho de Gustavo Lima realiza pouso na pista do grupo Irmão Gonçalves em Jaru
-
Fofocas2 anos ago
Influenciadora digital Myrla Pinheiro fatura mais de 30 mil reais em 30 dias com fotos íntimas em aplicativo
-
Fofocas2 anos ago
Blogueira surta e ataca funcionários da energisa com faca em Porto Velho
-
Notícias1 ano ago
Jovem morre após jogo de futebol em Porto Velho
-
Notícias2 anos ago
Jovem é encontrado morto em vila de apartamentos na capital de Rondônia
-
Notícias2 anos ago
Influenciador digital de Rondônia, Rato é convidado para cruzeiro de luxo durante festival em alto mar
-
Notícias2 anos ago
Cantor Evoney Fernandes desembarca em Porto Velho e promete show na capital
-
Notícias2 anos ago
Supermercado Nova Era irá inaugurar nova loja no bairro Nossa Senhora das Graças em Porto Velho