Connect with us

Notícias

Pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro

Foi como descobrir a arte. Mas, não foi de um dia para o outro que o maranhense Ricardo Silva Carvalho, de 41 anos, nascido em Sambaiba (MA) e radicado em Brasília há quase 20 anos, aprendeu a fazer sushi. “Demorei um ano e as aulas foram no restaurante que eu trabalhava”. Ele se tornou chef.

Durante a pandemia, passou a prestar um serviço para complementar renda: entregar comida japonesa na casa das pessoas. Economizou tudo o que podia. Deu tão certo que o sonho iria se tornar realidade em 2023. “Abri meu próprio fast food de sushi com minha esposa neste ano.” O casal contratou seis funcionários.

Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),  a história do empreendimento do Ricardo e da Patrícia está longe de ser um caso isolado. Esse tipo de empresa respondeu pela criação de 85% das vagas de trabalho geradas em fevereiro.

Em números absolutos, foram 206.697 vagas abertas (85% dos 241.785 novos postos de trabalho criados). 

Para o economista Roberto Piscitelli, professor da Universidade de Brasília (UnB), as vagas geradas pelas pequenas empresas reduzem a concentração de economia. Ele explica que esse tipo de negócio ajuda a capilarizar os circuitos econômicos e tende a desconcentrar a riqueza.

“Além disso, essas oportunidades tendem a absorver uma mão de obra que depende de menos tecnologia. Por isso, é tão importante que sejam oferecidos programas de incentivo para pequenas e médias empresas”, considera o economista. São vagas geradas também mais próximas das casas das pessoas.

Na avaliação da professora de economia Juliana Bacelar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o levantamento ressalta o peso das pequenas empresas na geração de emprego, que vai melhor nos serviços do que no comércio.

Segundo o Caged, o ramo de serviços foi o que mais contratou: foram 135.238 empregos em fevereiro. Depois, vem a indústria de transformação, que respondeu por 37.429 vagas; enquanto a construção teve 22,6 mil novos postos gerados. O comércio teve saldo negativo (-1.344 novos postos de trabalho).

“Não é a toa que, quando a gente fala quais são os segmentos que estão puxando a economia, é o setor de serviços porque é onde elas, de fato, estão mais presentes e contratam mais. Os setores que estão crescendo mais são alimentação e educação. Eu acho que reflete muito o movimento da dinâmica econômica. Mas o comércio não está decolando em termos de atividade econômica.”

Recuo

As médias e grandes empresas tiveram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais demissões do que contratações. No acumulado de 2023, dos 326.356 novos empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas (MPEs).

Para o Sebrae, os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, o que gera renda e contribui para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. “Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, apontou o presidente da entidade, Décio Lima.

Os dados acompanham o histórico que já vinha se mostrando promissor no ano passado, quando, a cada dez postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente oito foram criados pelas micro e pequenas empresas.

O acumulado do ano ultrapassou 2 milhões de novas vagas, sendo que quase 1,6 milhão de empregos foram nos pequenos negócios: cerca de 78,4% do total. Em 2021, a participação das MPEs no saldo total foi de 77%. A média é maior em 2023 (83% do total).

Investimento

No caso do restaurante de sushi, o casal está otimista. “Está sendo melhor do que o esperado. A gente acha que, em um ano, conseguimos ter retorno do nosso investimento”, diz a sócia e esposa, Patricia Souza Moreira, de 44 anos. O casal calcula ter investido inicialmente cerca de R$ 50 mil no negócio. Eles também têm um food truck itinerante com o mesmo tipo de comida. “Temos a expectativa de até o final do ano conseguir abrir um segundo restaurante”, diz Patrícia Moreira.

A boa notícia é também para os empregados deles. O sushiman Luiz Carlos Pereira, de 37 anos, diz que, durante a pandemia, ficou um ano desempregado. Ele tem três filhos. “Estava vivendo de bicos. Finalmente, consegui um emprego ‘fichado’ (com registro na carteira de trabalho) fazendo algo que eu gosto. É gratificante”.

O arroz, o salmão, as algas e os peixes com os quais mexe todos os dias ganharam um sabor de recomeço.

Agência Brasil

Facebook

RECENTES

Empreendedorismo25 minutos

Semdestur abre 30 vagas para curso gratuito de barbeiro, na capital

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur),...

Notícias2 horas

Vereador Dr. Macário propõe teste toxicológico obrigatório para nomeação de cargos comissionados na Câmara de Porto Velho

O Vereador e Médico Dr. Macário (PVH) protocolou na Câmara Municipal de Porto Velho um Projeto de Lei que promete...

Notícias6 horas

Vereador Dr. Santana solicita suspensão temporária de reintegração de posse na Vila São João I, prevista para esta quinta-feira (22/05)

Porto Velho (RO) – Em ação emergencial na defesa de mais de 400 famílias residentes na Vila São João I,...

Notícias9 horas

Ponte na rua 16 de Junho é reconstruída e já está liberada para pedestres

Prefeitura de Porto Velho reforça mobilidade no bairro Costa e Silva A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria...

Esporte10 horas

Finais das seletivas para os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) acontecem neste final de semana

As disputas são nas modalidades coletivas de basquete, voleibol e futsal No próximo sábado (24), Porto Velho será a capital...

Notícias12 horas

Prefeitura de Porto Velho economiza cerca de R$ 1 milhão com a nova iluminação pública da avenida Guaporé

Obra está sendo executada com recursos próprios e mão de obra da Emdur Após cerca de três anos na escuridão,...

Notícias13 horas

Família de São Miguel do Guaporé cria “ilha” particular no quintal e vira sensação nas redes

Quem precisa viajar para o Caribe quando se tem criatividade, um terreno alagado e pais com visão de paisagistas? Foi...

Notícias14 horas

Programa “TCHAU POEIRA” é retomado em Porto Velho: Vereador Dr. Santana acompanha obras no Jardim Santana e destaca a atuação desde o início do mandato

Porto Velho (RO) – As obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana já começaram e marcam a tão aguardada retomada...

Notícias14 horas

Vereador Zé Paroca apresenta balanço de mandato com foco em desenvolvimento e inclusão social

Porto Velho, RO – O Vereador Zé Paroca realizou na semana passada uma entrevista na imprensa para apresentar um balanço...

Notícias15 horas

Atuante, Vereador Wanoel Martins solicita melhorias na infraestrutura do bairro Triângulo

Porto Velho, RO – Visando garantir melhores condições de vida à população do bairro Triângulo, na zona Central de Porto...

Advertisement Learn Spanish in Spain

Trending