Notícias
Operação Nidaid Isquim: PF, Ibama e Funai enfrentam garimpo ilegal que ameaça indígenas isolados na Amazônia

A Polícia Federal (PF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deflagraram, em 24 de abril de 2025, a Operação Nidaid Isquim no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. A ação, que se estende até 1º de maio, visa combater o garimpo ilegal que ameaça comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e ecossistemas únicos da Amazônia.
Ameaça ao Vale do Javari
O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e abriga a maior população de indígenas isolados do mundo. Atualmente, há nove grupos isolados confirmados e outros cinco em estudo, além de aproximadamente 7.000 indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.
O avanço do garimpo ilegal na região representa uma grave ameaça à saúde e à cultura desses povos, devido à contaminação por mercúrio e à degradação ambiental.
Resultados da Operação
Nos primeiros dias da operação, foram inutilizadas 16 dragas e maquinários utilizados no garimpo ilegal. Além disso, foram apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares.
A Polícia Federal também realizou diligências para coletar informações que subsidiarão futuras ações, visando identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.
Compromisso com a Proteção Ambiental
A Operação Nidaid Isquim reforça o compromisso das autoridades brasileiras com a proteção da floresta amazônica e dos povos que dela dependem. A ação integrada entre PF, Ibama e Funai busca desmantelar a infraestrutura criminosa do garimpo ilegal e preservar os ecossistemas únicos da região.
-
Política2 anos ago
Jatinho de Gustavo Lima realiza pouso na pista do grupo Irmão Gonçalves em Jaru
-
Fofocas2 anos ago
Influenciadora digital Myrla Pinheiro fatura mais de 30 mil reais em 30 dias com fotos íntimas em aplicativo
-
Fofocas2 anos ago
Blogueira surta e ataca funcionários da energisa com faca em Porto Velho
-
Notícias1 ano ago
Jovem morre após jogo de futebol em Porto Velho
-
Notícias2 anos ago
Jovem é encontrado morto em vila de apartamentos na capital de Rondônia
-
Notícias2 anos ago
Influenciador digital de Rondônia, Rato é convidado para cruzeiro de luxo durante festival em alto mar
-
Notícias2 anos ago
Cantor Evoney Fernandes desembarca em Porto Velho e promete show na capital
-
Notícias2 anos ago
Supermercado Nova Era irá inaugurar nova loja no bairro Nossa Senhora das Graças em Porto Velho