Notícias
Jovem decide comemorar última sessão de quimioterapia com passeio de carro e momento viraliza na web: ‘Saltando de alegria’
Iaraçã Saldanha, de 30 anos, luta contra o câncer desde 2021. Ela enfrentou a terceira quimioterapia neste ano e decidiu comemorar o fim do tratamento com um passeio de carro pela zona sul de Sorocaba (SP)
Muita emoção e uma corrente de amor embalaram os últimos dias de Iaraçã Saldanha, de 30 anos, que luta contra o câncer desde 2021. A jovem mora em Sorocaba (SP) e resolveu comemorar sua última sessão de quimioterapia com um passeio de carro. O momento viralizou na internet.
Em um cartaz colocado na parte de trás do veículo, ela anunciou: “Minha última quimioterapia, buzinem!”. Balões e corações também fizeram parte da decoração. A reação das pessoas no trânsito, na zona sul de Sorocaba, foi postada nas redes sociais (assista acima).
Em entrevista ao g1, a jovem contou que desde o dia 23 de junho, quando realizou a ação, vem recebendo muitas mensagens de carinho e acolhimento.
“Estou muito emocionada. De sexta para cá, meu coração está saltando de alegria. Estou chorando igual manteiga derretida. Me permito sentir tudo o que eu tenho para sentir. Parece que as coisas passam e tudo passa. Eu me segurava muito antes e, agora, me libertei.”
Iaraçã iniciou tratamento contra um câncer na região pélvica em 2021. Ela chegou a concluí-lo e ficar bem, mas, depois, a doença voltou a aparecer outras duas vezes, sendo a última em fevereiro deste ano.
Agora, ela enfrentará o tempo de pausa durante o mês de julho, para depois fazer novos exames e saber da atual situação da doença. Para Iaraça, conseguir passar pela terceira quimioterapia foi como uma vitória em meio a tantas dificuldades que enfrentou.
“Quando fui fazer a comemoração, foi eu, a minha mãe e minha irmã. A gente decorou o carro numa tarde e fomos. Fiquei muito mais emocionada do que eu poderia imaginar, em ver todo mundo comemorando junto comigo.”
O diagnóstico
Iaraça descobriu a doença em março de 2021, quando tinha 27 anos. No começo, os médicos não identificaram o câncer e chegaram a passar a informação de que tratava-se de uma pedra no rim.
“Teve um dia que acordei com uma hemorragia muito grande. Quando descobri e tive o diagnóstico, a médica falou que eu já tinha [o câncer] há pelo menos uns dois anos, que estava no estágio três indo para quatro. Fiquei totalmente abalada, só sabia chorar.”
Iaraçã Saldanha
Na época, ela tinha uma clínica de fisioterapia e precisou fechá-la para se dedicar ao tratamento. Como não tinha convênio médico, passou a fazer o tratamento no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, custeando de forma particular.
Depois de terminar o tratamento, o resultado apenas é determinado entre dois ou três anos. Então, Iaraça decidiu que realizaria o sonho de fazer um intercâmbio em Nova York, nos Estados Unidos.
“Minha visão da vida, do mundo, mudou tudo. Fiquei um mês no intercâmbio e minha mãe me avisou para voltar e fazer os exames de rotina. Quando voltei, deu recidiva [reaparecimento]. Tive que tirar os linfonodos [pequenos nódulos] da região do quadril. Fiquei uma semana internada, quase uns quatro dias na UTI.”
-
Política1 ano ago
Jatinho de Gustavo Lima realiza pouso na pista do grupo Irmão Gonçalves em Jaru
-
Fofocas2 anos ago
Influenciadora digital Myrla Pinheiro fatura mais de 30 mil reais em 30 dias com fotos íntimas em aplicativo
-
Fofocas2 anos ago
Blogueira surta e ataca funcionários da energisa com faca em Porto Velho
-
Notícias8 meses ago
Jovem morre após jogo de futebol em Porto Velho
-
Notícias2 anos ago
Jovem é encontrado morto em vila de apartamentos na capital de Rondônia
-
Notícias2 anos ago
Influenciador digital de Rondônia, Rato é convidado para cruzeiro de luxo durante festival em alto mar
-
Notícias2 anos ago
Cantor Evoney Fernandes desembarca em Porto Velho e promete show na capital
-
Notícias8 meses ago
Gerente do Sicredi morre afogado durante pescaria em Rondônia