Connect with us

Empreendedorismo

Setor gastronômico cresce exponencialmente em Porto Velho

O setor gastronômico de Porto Velho tem sido o ponto central de um crescimento exponencial nos últimos anos, fomentado por iniciativas de visão empreendedora, pela colaboração entre empresários e o apoio fundamental do executivo municipal.

Quem passa pelas ruas da cidade, logo observa áreas em construção, e até mesmo a abertura de novos empreendimentos do ramo alimentício. O aumento no número de empresas neste setor, a chegada de franquias e grandes marcas, revela que o potencial gastronômico da capital atrai investidores e movimenta a economia local.

Vindo de Vilhena, no interior do estado, Guylherme Scherer faz parte do grupo de empreendedores que viu em Porto Velho não apenas um novo local para empreender, mas um verdadeiro espaço de oportunidades. Ele veio para a capital há dez anos, motivado pela abertura de um shopping center. Atualmente, o empreendedor gerencia um restaurante de massas, uma dark kitchen com quatro marcas, uma açaíteria e uma escolinha de futebol para crianças.

“Porto Velho, principalmente para a gente de Vilhena, sempre teve o conceito de ser uma cidade suja, feia. Lá no interior as pessoas falam muito isso, mas quando eu cheguei aqui eu vi que a realidade é muito diferente. Há dez anos talvez era dessa forma. Hoje eu falo que as pessoas que conheciam Porto Velho há dez anos, não sabem como é hoje. Porto Velho é uma cidade que está em crescimento e nós sentimos muito isso com os negócios, tanto que estamos abrindo um negócio atrás do outro”, compartilhou o empresário.

Porto Velho tem um aumento no número de empresas neste setorEmpreendedor com diversos negócios no ramo alimentício e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (Acep), Valdir Vargas destaca a importância da capacitação técnica antes da abertura de novos negócios, e acrescenta que o fortalecimento da comunidade empresarial da capital tem impulsionado um ambiente de crescimento coletivo.

“A primeira dica que eu daria para você posicionar no mercado e ter diferenciação, é: faça um plano de negócio, para você entender as variáveis, qual seu público-alvo. Busque assessoria técnica, eu sempre recomendo que o novo empresário procure o Sebrae ou a Agência de Desenvolvimento (ADPVH) para ter um suporte. Se insira num meio de associação comercial, para que você possa compartilhar das dificuldades com um outro colega que também tem as mesmas dificuldades que você, e assim construir soluções. Às vezes um probleminha que você tem na sua empresa, no seu negócio, tem outro empresário que já superou, uma conversa pode valer mais que um MBA”.

Responsável por impulsionar o desenvolvimento econômico e promover o turismo local, Glayce Bezerra, titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), destaca que “a gastronomia está diretamente ligada ao turismo. Todo turista que chega à cidade busca uma comida típica, um lanche local, e, além disso, vemos o crescimento de ofertas de gastronomia de outras regiões do Brasil e até internacionais”.

Dentro da campanha “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, a Semdestur criou o Circuito Gastronômico, com a lista de ótimos complexos de comida regional, como a Vila Candelária e a Vila Nova Teotônio. Já o aplicativo turístico 2Clics possui várias opções de restaurantes da cidade, o que ajuda a divulgar e atrair turistas e residentes aos restaurantes. Além disso, a Secretaria tem investido em capacitações para os empreendedores, com o intuito de aprimorar a prestação de serviço e impulsionar o comércio local.

Texto: SMC
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Facebook

RECENTES

Notícias9 horas

Governador Coronel Marcos Rocha nomeia Elias Rezende como Chefe Interino da Casa Civil

O Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, nomeou Elias Rezende como novo Chefe Interino da Casa Civil, com início das...

Notícias11 horas

Esqueceu ou desistiu? Ganhador da Mega da Virada perde R$ 1,4 milhão por não resgatar prêmio!

Um dos ganhadores da Mega da Virada 2024 perdeu o direito a um prêmio de R$ 1.418.495,90 ao não resgatá-lo...

Notícias11 horas

Vereador Zé Paroca e Prefeito Leo Moraes unem forças em prol dos atingidos pela cheia do Rio Madeira

Diante da grave situação provocada pela cheia do Rio Madeira, que já impacta milhares de famílias no Médio e Baixo...

Notícias12 horas

Câmara de Porto Velho mantém contrato com EcoRondônia e garante continuidade da coleta de resíduos

​A decisão da Câmara Municipal de Porto Velho de rejeitar a revogação da parceria público-privada (PPP) com a EcoRondônia/Marquise assegura...

Notícias15 horas

INFLUENCER DE PORTO VELHO ANUNCIA NOVO TRABALHO +18

Ela já foi campeã de reality show, já representou Rondônia em rede nacional, e agora… está de casa nova —...

Esporte15 horas

Vilhena EC faz história negativa e encerra Campeonato Rondoniense com campanha desastrosa

​O Vilhena Esporte Clube (VEC) encerrou sua participação no Campeonato Rondoniense 2025 com a pior campanha registrada na história da...

Entretenimento16 horas

Jaru recebe Festival Guerreiro Muay Thai com 34 atletas e lutas de alto nível

No último sábado, 29 de março de 2025, a cidade de Jaru, em Rondônia, foi palco da 1ª edição do...

Esporte16 horas

Major Futsal vence no tempo normal, mas Náutico Sangue de Boi avança na Copa do Brasil de Futsal

Na noite de segunda-feira, 31 de março de 2025, o Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, Rondônia, foi palco de...

Esporte17 horas

Brasileirão 2025 começa com equilíbrio e surpresas na 1ª rodada

​A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 foi concluída nesta segunda-feira, 31 de março, com partidas que marcaram o...

Notícias18 horas

Foragido por tráfico é preso ao furtar 2 desodorantes Leite de Rosas em supermercado de Porto Velho

Parece até cena de filme: um foragido da Justiça por tráfico de drogas acaba preso por furtar dois desodorantes Leite...

Advertisement Learn Spanish in Spain

Trending